segunda-feira, 10 de junho de 2013

Communicare III: Melhorando a comunicação interpessoal.





A comunicação eficaz é aquela que permite a transmissão clara da mensagem a ser passada por quem fala, ou seja, o emissor, bem como o correto entendimento por parte de quem a recebe, o receptor.

Aqui no blog você já leu (se está chegando agora deve ler), dois artigos, um falando sobre a importância da comunicação em uma organização: Communicare: a importância da comunicação nas Empresas e outro sobre a explosão da comunicação nas redes sociais: Communicare II: a Comunicação e as Redes Sociais.

Hoje, vamos falar sobre a comunicação interpessoal, ou seja, aquela que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas.

Para conseguir uma comunicação eficaz é necessário ter em conta alguns elementos fundamentais como: “o que você vai dizer”, “a maneira correta de dizer” e “quando é o melhor momento para dizer”.

A comunicação não se limita a palavras, sendo também muito influenciada pelas expressões e linguagem corporal. A comunicação não verbal, em muitos casos, acaba sendo mais poderosa. Na verdade, para que tudo ocorra bem, deve haver uma perfeita harmonia entre as palavras ditas e o que corpo está transmitindo. O contato com os olhos, por exemplo, pode ser gratificante e gerar a sensação de cumplicidade e desejo. Como também, ao contrário, a sensação de desprezo ocasionando a sensação de distância e indiferença. Por isto, é importante manter o contato com os olhos naturalmente, sem forçar. A voz com os seus tons e volumes adequados, também é outra importante ferramenta para expressar emoções.

Devemos estar cientes das sensações que as palavras ditas e a linguagem não verbal estão gerando entre os interlocutores, observando a sincronização entre elas, afinal, podem ser geradas sensações ruins como a indiferença, o tédio, a agressividade ou boas como o interesse, a compreensão e a ternura, por exemplo.

Sempre deve haver uma coerência entre palavras e as mensagens não verbais.  Pode ser que a pessoa negue um sentimento, por não perceber ainda o que está realmente sentindo, sendo que o seu corpo, já demonstra tudo o que se sente. De fato, é muito importante para nós reconhecermos os nossos sentimentos e sensações sem medo. Porque só assim identificaremos as nossas necessidades em relação ao outro.

Por isto, a comunicação interpessoal deve ser feita de maneira clara, sendo necessário falarmos em termos que sejam compreensíveis para todos os interlocutores a fim de não correr o risco de causar confusão. Se houver alguma dúvida sobre o que a palavra usada por alguns siginifica, é melhor esclarecer antes de continuar a conversa. Se alguém fala que precisa de mais atenção, é importante esclarecer o que quer dizer especificamente com isto e não assumir que o outro saiba de antemão o que está acontencendo. Ninguém tem uma bola de cristal para adivinhação.

Não é aconselhável usar determinados termos e expressões como: “você nunca”, “você sempre”, "você é igual a todas as mulheres" ou "todos os homens são insensíveis", pois estes acabam gerando reações negativas como a raiva, à frustração e o desamparo.

O mais importante, neste caso da comunicação interpessoal, é o respeito ao espaço e comportamento individual de cada pessoa. Não é necessário ficar chamando a atenção do outro por qualquer motivo e se você fizer isso não será respeitado, pois estará agindo de maneira desrespeitosa.

Como vimos, existem vários elementos a serem levados em conta para uma comunicação interpessoal eficaz. Lembrando sempre que não devemos julgar o comportamento e muito menos a própria pessoa com a qual nos relacionamos, principalmente, em um momento de raiva ou nervosismo.

Luís Fernando Bruno

2013

Um comentário:

  1. Very good Armando... I agree that when we are talking through chat or text, we have to be careful of our words... sometimes what we mean does not come through... It could cause a lot of problems :)

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