segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Communicare XIII: a Comunicação Radiofônica.







O rádio exerce um grande fascínio sobre as pessoas, desde a sua invenção, visto que, possibilita a informação imediata, acompanhando a velocidade dos fatos. Tendo o poder mágico de estimular a própria imaginação do ouvinte, se constituindo numa alternativa de entretenimento. Polêmicas a parte, sobre o inventor desse maravilhoso meio de comunicação, o rádio representou um grande salto no que se trata das comunicações de massa. Sendo popular, desde a época da sua invenção, até os dias atuais. Mesmo contando com diversos concorrentes, como a televisão, jornais, revistas, internet, entre outros, o rádio jamais perderá o seu charme.

Aliás, em relação a outros meios de comunicação, o rádio gera uma situação muito especial, na qual o transmissor e receptor são invisíveis entre si. Sendo que o ouvinte usa constantemente a sua imaginação, ao contrário dos meios que usam de imagens, como o cinema, televisão, jornais, internet, entre outros. Por isto sua linguagem é tão rica, expressiva e marcante.

A capacidade de “gerar imagens” nas cabeças dos ouvintes é sem dúvida, a principal característica do rádio como meio de comunicação. Além de sua acessibilidade e baixo custo, em comparação com outros meios é tecnicamente mais simples, não necessitando de grandes instalações de transmissão.

Apesar dos avanços que experimentaram outros meios de comunicação com a adição de novas tecnologias de informação e comunicação, ainda continua a ser um dos mais utilizados para a transmissão de fatos e notícias.  Do mesmo modo, não perdeu a capacidade de atingir todos os públicos, pelo fato de suas mensagens serem passadas de maneira simples e fáceis de compreender.

Meio de comunicação tradicional há muito tempo inspira grande confiança entre os seus seguidores, provavelmente porque a maioria dos comunicadores fala com os ouvintes em igualdade de condições, fazendo grande uso de muita simpatia e amizade, dificilmente visto em outros meios de comunicação.

O rádio inspira confiança entre a população, possivelmente pelo fato de ainda hoje, continuar passando uma imagem de credibilidade considerável. Sendo que poucos questionam a veracidade das informações transmitidas através dele.

Outra característica marcante do rádio é que ele leva suas mensagens para os ouvintes fazendo uso de apenas um dos cinco sentidos: a audição. Fornecendo um retrato do fato ocorrido, apenas através do som emitido. No caso da imprensa, o leitor tem a possibilidade de ler várias vezes um título, ou observar em detalhe uma fotografia, ou reler um texto que não tenha entendido. Já no caso do rádio, isto é impossível, significando que as mensagens são fugazes não permanecendo no tempo, ao menos que tenham sido gravadas, após terem sido emitidas.

No rádio, em muitos casos, o público não pode intervir no trabalho do comunicador. Quando o mesmo está contando uma história, moderando um debate ou fazendo uma entrevista, nesse caso o vínculo comunicativo predominante é vertical, entre o emissor e o receptor. Já em outros, ocorre à participação popular através do telefone ou outros meios.

Na atualidade, é importante notar que com as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, é possível ouvir várias emissoras de rádio pela internet. A capacidade de integração multimídia que caracteriza a rede, permitindo entre outras coisas, que as estações tirem proveito dos benefícios da mesma. Desta forma o ouvinte tem a oportunidade de sintonizar a sua emissora preferida em qualquer parte do mundo.

Os componentes básicos da linguagem de rádio são quatro: a palavra (ou a linguagem dos seres humanos), música (ou a linguagem das sensações), efeitos sonoros (ou a linguagem das coisas) e silêncio. Obviamente, a utilização desses materiais varia dependendo do tipo de programa.

A linguagem do rádio é formada por um conjunto de formas sonoras e sistemas expressivos, representada pelas palavras, músicas, efeitos sonoros e silêncio. O denominador comum dos principais componentes da linguagem de rádio é, acima de tudo, a sua riqueza sem limites da força expressiva da sugestão.

Amigos, no rádio os grandes comunicadores usam apenas a sua voz, ou uma música ou o conjunto dos dois. Fazendo o ouvinte feliz ou triste, criando em sua mente uma paisagem, que recria uma jogada, um sonho, uma aventura, fazendo-o sentir medo, se divertir ou ficar entediado. O rádio continua sendo um veículo fascinante e que tem sobrevivido a inúmeras profecias que surgiram ao longo do tempo sobre o seu fim. Porque no universo do rádio, tudo é possível.


Luís Fernando Bruno
2013 

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